O que fazer para servir ao Cristo?
Esta pergunta deve ser feita por cada um que deseja estar à disposição do serviço redentor conduzido por Jesus.
Esta pergunta, antes de ir ao encontro das mentes imbuídas em acumular conhecimentos, deve ir ao encontro dos corações que desejam firmemente serem úteis ao próximo.
A tendência de muitos servidores do Cristo é correr naturalmente à busca de livros. Eles são absolutamente necessários para que o trabalho com o Cristo seja consequente e responsável, no entanto, sem que este conhecimento esteja ancorado na prática caritativa, todo um trabalho de boas intenções pode redundar em equívocos e dissensões. Servir ao Cristo deve estar associado ao despojamento de si mesmo e na entrega intensa de ajudar ao outro.
Neste contexto redencionista, a Doutrina Espírita e outras doutrinas espiritualistas podem vir a desenvolver métodos de colaboração neste exercício de amor ao próximo. Entre as diversas metodologias que estão à disposição do socorro espiritual está a Apometria.
A Apometria em si não será útil se, igualmente, não estiver amparada no desejo sincero de servir sem esperar qualquer reconhecimento para esse intento.
Na busca para a melhoria do corpo e do espírito, a Apometria tenta trazer a responsabilidade pela cura para própria pessoa que passa, momentaneamente, por algum tipo de enfermidade física ou espiritual.
A Apometria, como a Doutrina Espírita e o próprio Jesus, chama a atenção para a responsabilidade individual no progresso espiritual. Abandona a tese assistencialista para a autonomia psíquica na construção de seu próprio destino.
A Apometria não representa um movimento apartado da doutrina espírita, até porque retira dela os seus principais postulados e consistência teórica, e sua atuação induz a todo atendido a necessidade de utilizar meios em que seja, ele mesmo, o protagonista da sua melhoria.
Jesus asseverou-nos que ao conhecermos a verdade, ela haveria de nos libertar, pois bem, ao conhecer o regimento das leis espirituais e magísticas, o trabalhador no Cristo sente-se espontaneamente capaz de ajudar os outros a encontrarem seus caminhos de cura.
A Apometria está para a Doutrina Espírita, o que o Evangelho está para a filosofia dos imortais, um instrumento de ajuda espiritual concreto para o crescimento dos que levam à sério a sua autonomia espiritual.
Erra aquele que imagina que a Apometria seja, tão-somente, um ajuntamento de técnicas. Não é este o seu propósito. À exemplo do Cristo Jesus, conclama do mesmo modo: “Vais e não peques mais”.
A Apometria sem o aporte do Evangelho se tornará uma demonstração de exibicionismo anímico.
Utilizem a Apometria como mais uma possibilidade de servir ao Cristo. Representa um método poderoso para que as pessoas despertem para a sua responsabilidade maior de transformar-se. Este sim, o grande objetivo do Cristo, da doutrina espírita e da Apometria, haja vista que o espírito sadio não guarda o entulho das imperfeições.
Acolhamos com o Cristo e avante nas transformações do espírito imortal.
Pai João de Angola
Texto recebido por Carlos Pereira em 28.09.2019
Comentários