sábado, 8 de outubro de 2011

Cartas de Um Imortal é lançado no Museu da Abolição

Foi lançado na noite da sexta-feira, 7 de outubro, o novo livro psicografado do expositor espírita, escritor e médium, Carlos Pereira. "Cartas de Um Imortal" é de autoria do espírito Joaquim Nabuco, pernambucano falecido há 101 anos e considerado um dos maiores abolicionistas do Brasil Império. O local para o lançamento não podia ser mais apropriado: O Museu da Abolição, no bairro da Madalena, no Recife.

Na abertura dos trabalhos, o público presente pode conferir um vídeo produzido pela Fundaj, sobre a vida de Joaquim Nabuco. Nele foi possível conhecer um pouco da história, trajetória e pensamento do homem que nasceu em família rica, mas sempre se colocou à disposição para lutar pelos direitos dos mais pobres, principalmente, dos negros escravizados. 

A noite contou com a presença de amigos, trabalhadores e frequentadores do Grupo Espírita Esperança. Também marcou presença Gustavo Krause, ex-prefeito, governador e ministro de estado, responsável pelo texto de apresentação de Joaquim Nabuco na abertura do livro. Gustavo Krause falou de sua surpresa ao ser convidado à escrever sobre Nabuco, mas ao mesmo tempo do seu prazer. "Joaquim Nabuco é a pessoa que mais admiro pela sua postura sempre contraditória ao que ditava a sociedade da época", afirmou.

Logo em seguida, Carlos Pereira falou um pouco sobre a concepção do livro, como começou sua relação com o espírito Joaquim Nabuco e o esforço empreendido por ambos para que o trabalho pudesse ser executado. "O trabalho de psicografia exige um esforço de ambas as partes. Nesse caso, ele teve que diminuir um pouco seu alto nível intelectual e, de minha parte, fui obrigado a ampliar um pouco o meu estudando mais sobre o pensamento de Nabuco para que os textos pudessem ser o mais fidedignos possível ao pensamento dele", explicou.

Ao final, o público foi convidado a conferir a apresentação do afoxé Omin Sabá, do Cordeiro.

Nenhum comentário: