terça-feira, 26 de maio de 2015

A relação "tempo e evolução do espírito"

Quanto mais progredimos, maior cota de tempo angariamos para efetuar nosso trabalho evolutivo. Não podemos olvidar, no entanto, que ganhar tempo não é acomodar-se no ócio, como aspira o homem comum, mas sim emprega-lo da melhor e mais útil maneira possível, a si mesmo e aos demais. O tempo para nós é uma benção divina que devemos aproveitar devidamente a fim de aproximarmo-nos o mais rápido dos paramos gloriosos que nos aguardam.
 
(...) Desse modo, devemos agregar aos pertinentes postulados da teoria da relatividade, que o registro do tempo é proporcional não somente à velocidade e ao campo gravitacional, mas à posição moral já conquistada por cada um. Quanto mais se aprimora o espírito, mais rápido é o seu pulsar interno e mais lenta a sua percepção do ritmo cronológico exterior, porque maior é a sua velocidade de translação no palco da evolução. E, ao contrário, quanto mais primitivo se acha o espírito, mais lento é o seu pulso interior, tornando-se mais rápido o fluxo de sua vida e, portanto, a sua particular medida do tempo está encurtada, parecendo-lhe tudo correr mais depressa. Por conseguinte, quando mais caminho o ser na estrada da evolução, mais se acelera em exponencial a sua velocidade de ascensão espiritual, fazendo dilatar-se e abrir-se paulatinamente a onda da vida. Assim todas as suas referências progressivamente parecerão deter-se na retificação de todos os seus valores, até que a alma liberte-se em definitivo das fronteiras do relativo, o tempo, o espaço e a matéria, para a vivência real da eternidade.
 
(...) Portanto, inferimos que, em última análise, o mal e o egoísmo encurtam o tempo, enquanto o bem e o altruísmo o dilatam. E o verdadeiro amor o supera definitivamente, fazendo-o estacionar na eternidade. Eis a realidade íntima do relativismo que a ciência da Terra ainda não pôde vislumbrar.
 
*Trecho do livro Tabernáculo Eterno, capítulo 19, Lições sobre o Tempo, págs. 156 e 157.
Autor: Adamastor / médium Gilson Freire, Editora Inede.

Nenhum comentário: